MusicaEmCONTATO2014

Encontro Música em CONTATO acontece nos dias 15 e 16 no SESC

Festival CONTATO apresenta nesta nona edição uma programação especial de debates sobre o cenário da música independente no Brasil e especialmente no Interior de São Paulo. Serão dois dias de discussões sobre produção, circulação e políticas públicas para o setor. O encontro acontece no Teatro do SESC São Carlos nos dias 15 e 16 de Outubro, entrada é gratuita e as inscrições estão neste link.

Quinta-feira, 15 de Outubro

14h – Drops SIM São Paulo – Encontro da Música Independente do Interior de São Paulo

Mediação: Fabiana Batistela (SIM-SP)

Encontro dos agentes do cenário da música independente no interior de São Paulo para discutir sobre as suas principais demandas, dificuldades e também oportunidades e forças. Aberto para Músicos, Produtores, Gestores de Espaços para a Música, Festivais, Selos e demais empresas e coletivos ligados ao setor. Com mediação da diretora geral da Semana Internacional da Música de São Paulo, o encontro também é uma ação preparatória para a participação desses agentes na SIM em Dezembro.

16h – Debate “Políticas Públicas para a Música” com Daniela Ribas e Cacá Machado

O debate por Políticas Públicas para a Música está fervilhando pelo País. Com a rearticulação da Rede Música Brasil, os debates para o Plano Nacional das Artes, as eleições para o Conselho Nacional de Políticas Culturais e novos editais sendo abertos para o setor, uma avaliação do histórico e das perspectivas se fazem muito necessárias. Neste encontro, o músico Cacá Machado, articulador do setor da música pela sociedade civil no PNA junto à Funarte e a pesquisadora Daniela Ribas do Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP e candidata à cadeira da música no CNPC, trazem um panorâma do debate atual e provocam os participantes a pensar sobre quais as políticas mais estruturantes para o setor no futuro breve.

Sexta-feira, 16 de Outubro

14h – Encontro – Rede P10 – Casas de Show de Música Autoral

Mediação: Ricardo Rodrigues (GIG e Festival CONTATO)

As pequenas casas de show de música autoral são hoje agentes fundamentais para o desenvolvimento do cenário da música independente no País, como espaços abertos à experimentação e ao novo, elas são hoje os palcos que garantem a inovação e a formação ampla de público diariamente. À partir da experiência da rede P10, iniciada no município de São Paulo e o histórico da rede Casas Associadas, as casas constroem hoje um novo momento para a articulação nacional destes agentes e a ampla compreensão do seu papel neste arranjo sócio-cultural-econômico.

16h – Debate – “Desafios da circulação da música independente” com Rede P10, Produtores SP, Rede Brasil de Festivais, Fora do Eixo, Toque no Brasil e #acenavive

Com as atuais e constantes transformações no mercado da música, “tocar”, ou seja, as apresentações ao vivo são a principal injeção de recursos na cadeia produtiva da música. Neste encontro, casas de show, festivais, produtores e músicos debatem os possíveis desafios e oportunidades para que esta circulação cresça e se torne mais sustentável para todos os agentes ao setor.

20h – Show de Fechamento – Rafael Castro – Um Chopp e um Sunday

No show, o celebrado multi-instrumentista e compositor, considerado uma das maiores revelações da música independente no Brasil, lança seu nono disco, que leva o nome Um Chopp e um Sunday, e apresenta uma estética diferente dos álbuns anteriores, com influências do pop dos anos 1980 e também elementos de música eletrônica e brega.

Convivência Externa do Sesc. GRÁTIS. Livre

 

foto: Participantes do Encontro Música em CONTATO 2014